domingo, janeiro 11, 2009

Napolitano

Por que cacete o sorvete Napolitano SEMPRE vem com menos chocolate?

POR QUE?

Aliás, Napolitano tem 3 sabores: morango, nada e chocolate. Na boa, alguém quer me convencer que a parte branca é creme? Creme de quê? Vento? Gente, creme é o nome que eles inventaram pra você achar que aquilo tem gosto. Quer coisa mais evasiva do que creme?

- Do que é isso aí que você tá comendo?
- De creme.

Me fala, que gosto que tem creme? Creme é desculpa. Se alguém algum dia quiser te perguntar alguma coisa e você não quiser responder, fala creme.

- O que o senhor está levando nessa maleta?
- Creme.
- Ah, tudo bem, pode passar.

Eu ainda acho que ele só está ali pra separar aquela porcaria de morango do que realmente interessa que é o chocolate. Eles tentaram coco, abacaxi, limão, uva, nenhum ficava bom.

Que nem o de flocos. O que tem gosto ali são os flocos, o resto é nada. Mas nesse caso o nome é adequado: Sorvete de Flocos. Meu amigo, você vai comer os flocos, o resto não precisa do gosto.

Bem, voltemos ao nosso objeto de estudo.

E quando você vai no freezer, abre a lata e só tem o morango e o nada (creme para aqueles que se deixam enganar)? Tá lá a quele buracão enorme no canto. E você pensa que depois disso as pessoas compram uma lata de chocolate? Não, elas deixam aquilo virar um iceberg velho e vencido pra poder jogar fora, comprar outro napolitano e repetir tudo de novo. E fica lá aquela lata. Três vezes por semana passa um infeliz ali, abre, vê que não tem mais chocolate e desiste de comer. No máximo alguém, no auge do desespero, manda uma colherada ou entope de calda (de chocolate, óbvio) pra disfarçar.

O que as pessoas precisam entender é que nós, os comedores de Napolitano, temos toda uma técnica especial para saborear. Focada num objetivo maior que é, justamente, atingir o chocolate. Veja bem, se você comer o chocolate logo de cara, tudo bem. Mas se você comer o morango, o nada e depois comer o chocolate, o sabor fica muito mais acentuado. É sério isso. São anos de estudo.

É um exercício de autoflagelo. Você fica sofrendo, comendo o morango. Depois atinge o nirvana no Chocolate.

Mais ou menos como as pessoas que separam o recheio pra comer depois do biscoito.

Mas se o que realmente presta, o que as pessoas realmente querem é o chocolate, voltamos a pergunta inicial: por que vem menos chocolate?

Eu proponho um referendo em âmbito nacional para as pessoas votarem no seu sabor predileto. Baseado no resultado, definiremos as porcentagens de cada sabor a que estarão submetidas as fábricas produtoras de sorvete.

Todos os votos brancos ou nulos serão computados para o creme.

26 Comments:

Blogger Eduardo Araújo said...

Pratico esse processo de "autoflagelo" com as caixas de bombons. Primeiro os de ameixa....depois os que fazem a fama da caixinha.

Por fim> Por que não compra um sorvete só de chocolate?

11:36 PM

 
Blogger Unknown said...

Gastón, não é creme! É nata!!!!! Só põem o nome de creme para o povo não ficar com nojo de sorvete de nata...
Eu me recuso a comer o de morango. Aliás, de morando eu só gosto da fruta. Nem de bala, nem de bombom, nem de sorteve.
O negócio é comprar direto um Chicabom de massa e partir para o abraço!
;)

10:06 AM

 
Blogger Gastón said...

Edu, fantástico autoflagelo com caixas de bombom. Cara, comer só o chocolate é bom. Mas comer o chocolate depois do morango e do nada é muito melhor. Faça o teste.

Virgínia, então!! Nata, Nada, tá tudo ali. Mal dá pra saber a diferença ;0)

10:10 AM

 
Blogger MH said...

hehehe
lembra quando sorvete era mesmo vendido em latas?

eu sempre detestei Napolitano, acho uma afronta. Eu só quero chocolate...
Mas acho que as "latas" de sorvete napolitano deviam ser compostas de outra forma. Ao invés de um sabor do lado do outro, devia vir um em cima do outro. Daria trabalho, mas vc desenforma o sorvete e corta seções com os 3 sabores.
Não? Tudo bem então...
Compra dois potes. O napolitano, e um de chocolate. Assim você aumenta a gosto sua dose de chocolate, mas mantém o sofrimento do morango e do nada...

10:21 AM

 
Blogger Natália Guerreiro said...

poxa, e eu que prefiro a parte branca do napolitano...

10:30 AM

 
Blogger Gastón said...

Beibe, eu falo lata e acabou. Não é lata mas eu falo lata. Porque pra mim é lata. Não é de lata. Mas é lata. Me deixa falar lata.


Natália, como assim? Como assim? Natália, e os sabores dessa vida? E o chocolate, Natália. ME DIZ!

12:19 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Gasta, que bom que vc voltou!! Estávamos nos sentindo abandonados!! Já tava desenvolvendo um sentimento negro por vc!haha.. Ow, existe sorvete de soja?
Caia

2:45 PM

 
Blogger Bemaia said...

Não é à toa que quando falamos algo em inglês que não fede nem cheira, chamamos de vanilla. Quando ouvi isto pela primeira vez, morri de rir, pois é a definiçao perfeita de algo sem graça, sem gosto ou sem convencimento, como o sorvete de creme.

e.g.
- What do you think about that book?
- Vanilla, mate.


- Do you liked his idea?
- too vanilla.

and so on...

P.S. nunca fomos apresentados formalmente, mas o Non e a Silvia sempre falaram de você. Como não seremos apresentados pessoalmente tão cedo, pois moro longe pra c*, prazer, leogetz, eu me chamo bemaia.

10:14 PM

 
Anonymous Anônimo said...

pode-se resolver isso comprando um pote de sorvete apenas de chocolate...

10:36 PM

 
Blogger Cláudia said...

Bem, pode mandar toda a parte branca para mim, que é a minha preferida! E a Virginia tem razão, sorvete de creme é mais puxado pro tom de... creme. O branquinho é de nata - hummm, deu vontade!
beijo

5:20 AM

 
Blogger D.Ramírez said...

hahahaha..fantastica essa sua tese e standup sobre o napolitano, que acho ser um dos mais consumidos sorvetes, e por mais q seja, vc tem razão, exatamenete isso.hahaha
Bueno, porque vem menos chocolate.
pq sai mais.
Morango e creme, ou nata, ou leite não tem saida, então eles aproveitam o estoque para completar a embalagem padrão, sobrando pouco espaço pro choco, já que sai mais, tem menos quantidade para misturar nos nadas.
A tal tese, se quiserem chocolate, comprem de chocolate..hahaha
Agora, oq tenho notado é que o chocolate, além de menos no grafico está ficando mais marron claro, não é mais como era com mais chocolate, mas o proprio chocolate, daqui a pouco, virara um creminho mais escuro..vamos esperar;0

muito bom esmo seu texto!
Abraços

8:45 AM

 
Blogger D.Ramírez said...

Mesmo, nao esmo como publicado acima.

8:45 AM

 
Blogger Gastón said...

Bemaia, tá vendo só? É universal, minha gente. Garanto que isso surgiu por causa do Napolitano. O Non também sempre me falou muito de você, te conheço de nome há bastante tempo. Muito bem vinda :0) Mais uma correspondente internacional no Vida Perra.


Anaju, se eu comprar só o chocolate, perde todo o sentido.


Clau, não vou mandar porque sem a parte ruim do sorvete, a boa não fica tão boa. Essa é a lógica. Mas jura que você gosta do de nada, quero dizer, de nata?


D. Ramírez, então é isso? O Napolitano é a sobra? A raspa do tacho? Tipo: "Zé, bota esse morango aqui que sobrou no napolitano"? God... Ramírez você foi eleito meu consultor para assuntos napolitanos.

9:28 AM

 
Blogger Gastón said...

Caia (quase esqueci de você), voltei. Tentando voltar. Voltando. Dando meia volta.

9:30 AM

 
Blogger Rodolfo Barreto said...

É isso aí. Não sabe o que fazer, sai do pote.
O creme não merece e acredito que ele age como vela na relação caliente que existe entre o morango e o chocolate. O sujeito está para o sorvete assim como o arroz está para a comida: apenas acompanha.

10:12 AM

 
Blogger Tôca said...

O pior mesmo é quando você vê aquela lata de 2litros, corre para pegar o sorvete de chocolate (óbvio) e se depara com o feijão de ontem. É brincadeira?

Abração, Gastá!!!

2:48 PM

 
Blogger Gastón said...

Rods, tem razão. Aquilo e um papelão dava no mesmo. E com o papelão ali sobrava mais espaço pro chocolate.

Tôca, só vou te dizer uma coisa: GÊNIO. Você foi GÊNIO agora.

2:51 PM

 
Blogger Cláudia said...

Comprar só o de chocolate é igual comprar pacote de jujuba só com as vermelhas: perde a graça né?
Mesmo assim, ainda sou fã da parte de nada, como vc diz.
beijo

7:48 PM

 
Blogger Sally Brown said...

Esse texto tem gosto de Verissimo, sabe? Muito bom.

Um 2009 com muito chocolate e morango, porque ninguém quer um ano blasé, né?

Bjos

6:09 AM

 
Blogger Gastón said...

Clau, perfeita comparação. BINGO.

Sally, não conta pro Veríssimo que ele pode ficar ofendido rsrsrs. Um 2009 cheio de morango e chocolate pra vc tb, mas não esqueça de comer o morango antes pra ressaltar o gosto do chocolate ;0)

9:44 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Eu também sou do time do creme. Acabei (mesmo) de tomar um sorvete de creme. Mas no caso do napolitano, aquilo pra mim não é creme nem nata... é baunilha. Igual ao do Mc Donald's. A não ser quando são os napolitanos com creme amarelo... aí eu quase acredito que é de creme.

1:36 PM

 
Anonymous Anônimo said...

A-M-O o sorvete de chocolate! Pior que se você compra só sorvete de chocolate não é a mesma coisa! Claro que não!
Quando eu era pequena pegava os três sabores e misturava até virar uma pasta bizarra, pior que eu adorava, achava que era milk-shake! Crianças!
Hoje, juro que faço o mesmo que você. Pego os três, mas deixo o de chocolate por último.
Demais seu texto!
bjs

1:42 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Oi. Bem, com três crianças (filho nº 2 e dois sobrinhos) a novela fica assim: filho quer só choclate, sobrinha quer chocolate e morango e sobrinho quer dos três pra fazer gororoba derretida (ele come assim). E vc que perdeu no zerinho ou um vai servir o sorvete e ainda tem que administrar o chocolate pra não acabar antes da hora. Napolitano, blé.
Bj. Rosana (irmã da Cláudia que gosta de nada).

8:47 PM

 
Blogger Lala said...

Amado, querido e saudoso Gasta!

Eu também estou acostumada a roer o morango até chegar no filé, digo, chocolate.
Tô acho que com o Rodolfo (não sei se é ele, tem tanto post aqui) - o creme tá de vela no clima que rola entre o Morango e o Chocolate. Está ali como o sorbet de limão nas festas finas, pra limpar o paladar entre um prato e outro. E você tem toda razão: Não é de creme, é Sabor Neutro. Funciona assim: você prepara o sorvete, e interrompe o processo antes de botar o aromatizante artificial e os coloridos artificiais todos. Assim, fica só a "base".

Beijo!

2:29 PM

 
Blogger Ana Franco said...

Prezado escriba, não conhecia seu blog mas sua tese napolitana me ganhou por completo,virei fã! Concordo com a teoria de que o sacrifício impingido pelo Morango só glorifica ainda mais o esperado Chocolate. Agora, aquilo ali no meio dos dois é sorvete de isopor...

6:10 PM

 
Blogger Rose Carreiro said...

Lá em casa, e na casa de outras pessoas que conheço, o que sobre é sempre o de chocolate, que eu acabo comendo sozinha e com grande satisfação. Mundo estranho...

10:44 AM

 

Postar um comentário

<< Home

 
web site hit counter